O papel da liderança na inovação

A liderança não é nem pode ser estática, cega ou indiferente ao que se passa no mundo e em particular na capacidade de estar atento ao “novo”. A inovação está presente em todos os setores de atividade com uma dinâmica e velocidade assustadora face aos padrões de comportamento, análise e execução de muitas empresas.

É urgente pensar a liderança atual com um pensamento de sprinter e não tanto como corredor de maratonas. Para isto, um líder deve ter um posicionamento de causador, incorporar que o resultado final de uma situação não é determinado pelas condicionantes externas, mas, antes, pela sua capacidade de reação a essas condicionantes externas.

Temos o exemplo da história da Blockbuster e da Netflix. O primeiro era um colosso empresarial com vendas de muitas centenas de milhões de dólares e presente em grande parte do mundo. O líder e fundador da Netflix foi apresentar a sua ideia ao CEO da Blockbuster no sentido de criarem uma parceria para o lançamento da sua ideia. No alto da sua liderança cega este declinou a parceria alicerçando a sua decisão nas vendas que estavam a ter. O resultado é o que todos sabemos. A Blockbuster em meia dúzia de anos fechou portas e a Netflix é atualmente uma empresa líder em entretenimento digital e presente em milhões de lares em todo o mundo.

Obviamente não podemos ser levianos na análise das necessidades de inovação nas nossas empresas. Carece de pensar e testar em que medida esta pode ser incorporada e ser uma real mais-valia. Sou adepto de irmos introduzindo a inovação e medindo os seus resultados no dia-a-dia da empresa.

Pensar a inovação é uma questão de atitude e consciência. Quanto mais a liderança olhar para o “novo” como algo salutar, necessário e agregador mais capacidade tem de se adaptar e permanecer no mercado.

Screenshot_9

 

 

 

 

 

Filipe Jerónimo

Autor, Coach e Trainer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: