A Disrupção, a Reinvenção e a Mudança: Começa em cada um de nós!

 

 

Actualmente, vivemos numa realidade em que o que hoje é bom, amanhã pode não ser o suficiente! Este mundo disruptivo exige que nos reinventemos de forma constante, pois são as pessoas e não a tecnologia que geram a mudança.

No seu livro What Got You Here Won’t Get You There, Marshall Goldsmith transmite um pensamento que todos devemos ter presente no nosso dia-a-dia: o que nos trouxe até aqui não nos vai levar mais longe. Um pensamento simples, por vezes esquecido, que levanta duas questões centrais: Será que estamos preparados para passar ao próximo nível? Será que estamos preparados para nos tornarmos ainda melhores?

Um dos grandes desafios de passar ao nível seguinte é desapegarmo-nos dos nossos sucessos passados. Se não houver este desapego corremos o risco de cair no que Marshall intitula de “success delusion”, ou seja, de deixarmos que o facto de sermos bem-sucedidos crie resistência à mudança e isso nos impeça de melhorar e ir mais longe!

Goldsmith inspirou milhares de pessoas à volta do mundo com cinco conselhos que vale a pena compartilhar:

  1. Stop trying to win so much”.Quando alguém lhe disser que teve um dia horrível, não tente provar o que o seu dia foi pior. Da mesma forma, se alguém da sua equipa apresentar uma ideia, não junte imediatamente os seus dois centavos. Marshall encoraja os líderes a pararem de tentar tanto para que os outros possam ganhar.

 

  1. Don’t punish the messenger”.Quando alguém lhe oferecer conselhos, ouça e agradeça. Goldsmith diz que o ego muitas vezes atrapalha o progresso, enquanto a humildade nos ajuda a mudar para melhor.

 

  1. Ask how you can improve”. Se quiser saber como pode ser um melhor pai, irmã, filha, colega ou até um melhor “chefe”, basta perguntar a quem está à sua volta! Marshall conta-nos que uma vez a sua filha chamou-o à atenção por estar distraído com trabalho numa das poucas noites que estava em casa e que nesse mesmo dia decidiu estabelecer um novo objectivo: passar quatro horas diárias ininterruptas com seus filhos sempre que estivesse em casa. Curiosamente, Marshall acrescenta que foi nessa altura que ganhou mais dinheiro pois estava ligado às pessoas que mais importam.

 

  1. Do your best to be happy and find meaning”. Se tiver uma reunião na sua agenda, à qual preferiria não comparecer, vá de mente aberta. Goldsmith é budista e acredita na importância de encontrar significado em todos os momentos. O tempo não volta atrás, por isso o melhor é estramos presentes e abertos a todas as possibilidades.

 

  1. You already have it all”. Talvez uma das maiores armadilhas em que caímos é a ideia de que ainda não temos o que precisamos. Marshall diz que a única coisa que ele diria à versão mais jovem de si mesmo é: “tens tanto agora”. Certamente é bom sonhar alto, mas não nos podemos esquecer que a nossa vida atual é muito boa – exatamente como é.

Todos os dias devemos procurar ser uma melhor versão de nós mesmos! Não com base numa lógica competitiva (quero ser melhor que a pessoa A ou B), mas sim numa lógica de auto-melhoria, auto-superação e auto-desenvolvimento, almejando sempre fazer a diferença na vida de quem nos rodeia de uma forma positiva.

 

Our mission in Life is not to prove we’re smart, our mission in Life is not to prove we’re right… Our mission in Life is to make a positive difference.

Peter Drucker

 

1

 

 

 

 

 

 

Ana Gandrita

Vantagem+

Assessora da Direcção Geral

Responsável de Comunicação e Marketing Digital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: