E-Mail Marketing versus Marketing de Automação: Uma forma mais efectiva de Comunicar com a sua Audiência, gerar leads e aumentar vendas!

Antes de mais, a questão que as Empresas mais colocam é saber de que modo o Marketing de Automação é diferente do tradicional E-Mail Marketing que elas já fazem no seu dia-a-dia e porquê mudar para Marketing de Automação?

A resposta é simples.

O Marketing de Automação é a evolução natural na estratégia colocada na nossa Comunicação Digital via E-Mail Marketing. Porquê?

Porque agora realmente podemos evoluir de «one-to-many» para «one-to-few» ou mesmo o verdadeiro «one-to-one» tão apregoado no passado mas sem especial relevo até agora. Como?

Com uma eficaz implementação de Marketing de Automação na sua estratégia de E-Mail Marketing.

De facto, a sua empresa, negócio ou projecto provavelmente já usa um software de E-Mail como o Mailchimp, E-Goi ou outro similar. E provavelmente já tem uma saudável lista de contactos e uma eficaz Newsletter que envia mensalmente ou mesmo semanalmente. Mas essa rotina na sua Comunicação já não é suficiente. Principalmente se realmente pretender ter mais e melhores Clientes. A solução?

Implementar rotinas de Workflow de Marketing de Automação no seu CRM ou verificar se o seu software de E-Mail Marketing já permite ou tem uma eficaz componente extra que permita o upgrade para esse mesmo Marketing de Automação.

Se não o permitir, existem no mercado algumas opções. E para todos os bolsos. Desde o GetResponse, Drip ou mesmo ActiveCampaign, só para citar 3, as opções são várias.  Para carteiras mais vastas, as opções poderão ser Marketo ou Infusionsoft, só para citar 2 das mais conhecidas.

Mas estamos a andar depressa demais. Vamos voltar um pouco atrás.

Porquê usar afinal Marketing de Automação?

Primeiro que tudo, porque ajuda a criar relações. É uma nova ferramenta de identificação e seguimento de comportamentos, hábitos e relações que estreita laços entre as partes. Lembram-se que falámos de «one-to-few» e «one-to-one»?

Deste modo, podemos focar em oferecer ao nosso público-alvo, ou «buyer personas» EXACTAMENTE aquilo que eles querem, quando querem e como querem.

Com esse conhecimento aprofundado, a métrica «open rate» aumenta, o «click rate» cresce e o RETORNO poderá ser substancialmente maior. E esses objectivos só poderão ser alcançados, num mercado em constante mudança, com o Marketing de Automação.

Afinal, seguir comportamentos e hábitos é bem mais satisfatório para todas as partes do que apenas disparar com caçadeira para todos os patos digitais que voam no horizonte.

Já tenho agora a vossa atenção? Ainda bem.

Certamente já ouviram ou leram o termo E-Mail Capture, algures.

Bem, algumas dessas ferramentas de Automação já incluem novas formas de capturar emails legalmente no nosso site ou em páginas de captura.

Esses forms poderão e deverão estar ligados a um workflow de Automação, a fim de podermos criar um efectivo funil de lead que leve pela mão o nosso público-alvo e nos dê um mais concreto feedback em que fase do «buyer journey» é que ele se encontra.

Logo de seguida, temos o termo Lead Nurturing.

É um dos pontos altos do Marketing de Automação.

Um dos seus melhores exemplos é a criação e apresentação de um programa «evergreen» para fornecer gratuitamente o acesso a um curso de 5 dias por e-mail ou várias ofertas de case studies ao longo de vários dias.

Objectivo primeiro: oferecer algo de valor para o potencial cliente, criar empatia com o público e habituá-lo a abrir os nossos e-mails e propostas.

Será sempre mais fácil mais tarde mostrar-lhe um upsell ou downsell dos nossos serviços ou produtos e serem rapidamente aceites.

Continuam interessados?

Muito bem.

O próximo passo e igualmente importante é o Lead Scoring.

Com o Lead Scoring conseguimos distinguir o trigo do joio digital.

Podemos começar a internamente dar pontos a quem cria mais «engagement» com a nossa marca ou projecto. Seja por visitas ao site, ou leitura de posts no blog ou mesmo abertura de um qualquer e-mail, o objectivo é podermos futuramente premiar quem gosta mais de nós e se interessa mais por nós.

E podemos fazer isto tudo de modo AUTOMÁTICO.

Não, não é magia! É apenas Marketing Automation.

E está agora ao nosso dispor.

Mas para que tudo isto faça ainda mais sentido, a cereja no topo do bolo é a List Segmentation.

Podemos finalmente fazer essa segmentação por Tagging e não por subdivisão de inúmeras base de dados no nosso computador, CRM ou nuvem predilecta.

É possível ter uma só base de dados mas com subdivisão por Tag.

O Tag é, simplisticamente, um «carimbo» digital que colocamos em todos os potenciais visitantes ou leads que nos entram pela porta adentro. E consoante o seu comportamento, hábito de compra ou leitura, gostos e manias, podemos dividi-los e segmentá-los. Sem nunca sair da mesma base de dados. Desse modo, quando quisermos fazer um e-mail segmentado, podemos e devemos fazê-lo com uma simples pesquisa.

Já está a ficar apaixonado pelo poder do Marketing de Automação?

Espero que sim.

E tudo isto culmina com o Conversion Tracking.

Ou seja, conseguimos de modo genericamente facilitado, ter um melhor panorama em tempo real do ratio aberturas/cliques e conversões e agir de acordo para potenciais ajustes.

Em suma: O Marketing de Automação veio para ficar.

E a sua Empresa?

Já usa?

Se a resposta é NÃO, está a PERDER dinheiro e CLIENTES!

Peça-nos um levantamento digital de necessidades e ajudamos o seu negócio a afastar-se da concorrência e a ganhar mais e melhores clientes!

 

Luis Sobral.jpg

Luís Sobral
Marketing Strategist, Formador e Consultor em Marketing, Marketing Digital e Social Media

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: