Na seguinte figura, a coluna do Nome do funcionário apenas tem um registo do funcionário no início dos seus dados, não existindo continuidade do seu nome até chegar ao próximo funcionário. Imagine até que esta situação ocorre nas próximas centenas de linhas, e que será necessário proceder ao preenchimento das células em branco, com o nome que está acima para por exemplo, poder usar esta tabela numa Pivot Table.
Dado que o processo de preenchimento individual, ou por alguma forma de arrastamento, pode tornar-se moroso, os seguintes passos podem ser uma óptima solução para resolver este suposto problema.
Seleccionar a coluna A, onde se encontram os nomes dos funcionários.
- Aceder ao separador Base (home), grupo Edição (Edit), ferramenta Localizar e Selecionar (Find & Select) | Ir Para Especial (Go To Special)
- Na caixa de diálogo Ir para especial (Go To Special), que entretanto surge, selecionar a opção Células em branco (Blank Cells); Clicar OK.
- Sem clicar em nenhuma célula, linha, ou coluna digite de imediato =A2 (Obs: esta referência diz respeito à célula onde está o nome de funcionário Sara).
- Seguidamente faça a combinação de teclas CTRL+ENTER.
Observe que as células dos nomes de funcionário que inicialmente estavam em branco passam a conter os nomes dos respectivos funcionários.
Para finalizar, e apesar de não ser um passo obrigatório, poderá realizar um Copiar | Colar Especial Só valores, de toda a coluna A, para que fiquem apenas os nomes dos funcionários e não as fórmulas (“=A2” | “=A3” | “=A4”…) resultantes deste processo.
Pedro Mestre
Formador e Consultor Informático
Certificado Microsoft Office Specialist Expert – Excel
Deixe uma Resposta