À conversa com a Human

  • Passado um ano sobre a chegada da pandemia ao nosso país, como olham para o nosso contexto da formação?
    A formação é uma atividade de pessoas para pessoas, que envolve contacto e proximidade. De repente o paradigma muda: distância é a palavra de ordem. Esta mudança deu oportunidade aos formatos digitais de formação de ganharem tração tendo-se massificado a sua utilização no último ano levanto a que as empresas estejam agora mais confiantes nos resultados que este regime proporciona. O Online Live Training veio para ficar, a resistência inicial foi ultrapassada pela necessidade de desenvolver as equipas durante o confinamento. Contudo apesar do longo caminho que ainda temos pela frente até podermos regressar à normalidade, estamos certos de que a formação presencial voltará a ser a preferência em Portugal.

  • As empresas continuaram a apostar em formação para os seus colaboradores? Há diferenças nos pedidos que vos fazem?
    O clima de incerteza, as dificuldades económicas sentidas e a assistência aos filhos associada ao teletrabalho levou a que as empresas tendencialmente investissem menos em formação, os pedidos que nos chegam continuam a ser semelhantes notando-se uma maior procura pelas temáticas relacionadas com o teletrabalho e claro a preferência pelo regime Online Live Training. Ao longo do último ano temos testemunhado o esforço heroico dos profissionais de RH que apesar da volatilidade com que são obrigados a gerir o dia-a-dia das organizações continuam a procurar soluções formativas adequadas às necessidades das suas equipas mesmo que confrontados com budgets reduzidos e condições adversas.

  • Como reagiram as pessoas aos novos formatos?
    Estes “novos formatos” já existiam antes da pandemia, mas mesmo assim muitas pessoas mostraram-se reticentes, preferindo até adiar as sessões de formação para quando fosse possível voltar ao presencial negando qualquer solução digital. A abertura para a formação digital é agora maior que nunca, com o passar do tempo sentimos que a resistência inicial foi diminuindo à medida que as pessoas e as empresas redescobriam o valor das soluções digitais com metodologias e técnicas apropriadas a este formato, pensadas para entregar o mesmo valor e o mesmo resultado bem como para proporcionar uma experiência de aprendizagem positiva e interativa aos formandos.

  • Qual foi o maior desafio por que passaram em termos de adaptação da formação à nova realidade?
    Para nós foi claro que o desafio estava em dominar as plataformas e as suas potencialidades, pois só assim conseguiríamos passar a confiança aos clientes para arriscarem uma primeira experiência, levando-os a acreditar verdadeiramente no potencial deste regime através da vivência. De resto, o nosso processo de adaptação foi bastante célere. Em menos de 2 semanas adaptamos toda a nossa oferta à nova realidade bem como as nossas infra estruturas e equipas para que pudéssemos estar 100% operacionais mesmo que a trabalhar remotamente. Este foi um esforço em equipa em que todos foram essenciais, do marketing às TI’s, do comercial às equipas de suporte, da direção geral aos formadores que trabalharam incansavelmente ao nosso lado. Foi esta sinergia que nos permitiu elevar as nossas soluções de formação digital a um outro nível!

  • Há algum aspecto adicional que considerem importante referir?
    São os grandes desafios que nos permitem evoluir, acreditamos que a solução está em focarmo-nos nas oportunidades de desenvolvimento que a pandemia nos trouxe para que no fim saiamos mais fortes. Deixo ainda um especial agradecimento a todos aqueles que têm caminhado ao nosso lado durante esta jornada inesperada e certamente inesquecível!

Entrevista publicada em: https://www.human.pt/2021/04/13/numero-130-marco-abril-de-2021/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: