Actualmente e cada vez com maior frequência se ouve falar e se lê acerca do Eneagrama, nomeadamente do Eneagrama da Personalidade.
Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, o eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que pode ser utilizada na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo, uma vez que, na sua lógica, o fim é sempre o início de um novo ciclo.
É uma ferramenta poderosa de auto-conhecimento e desenvolvimento humano e a sua metodologia define com precisão nove perfis comportamentais, as suas características, emoções, motivações e tendências mais comuns.
Tipo 1 – “Perfeccionista”
São determinados, disciplinados, organizados e responsáveis. Por vezes demonstram comportamentos exageradamente exigentes, inflexíveis, intolerantes e focados no erro.
Tipo 2 –“ Prestativo”
São empáticos, voluntariosos, atenciosos, hábeis nas relações e voltados para os sentimentos alheios. Por vezes, demonstram comportamentos inconsequentes, ingénuos, teimosos, intempestivos ou demasiado afáveis.
Tipo 3 – “Bem Sucedido”
São dedicados, eficientes, objetivos, negociadores, confiantes e orientados para os resultados. Por vezes demonstram comportamentos calculistas, manipuladores e exageradamente competitivos.
Tipo 4 – “Romântico”
São sensíveis, criativos, atentos ao pormenor, exigentes, expressivos e originais. Por vezes podem manifestar comportamentos instáveis, de grande insatisfação e ser pouco objetivos e críticos mordazes.
Tipo 5 – “Observador”
São lógicos, planeadores, ponderados e objectivos. Por vezes, podem demonstrar comportamentos apáticos, calculistas, excessivamente analíticos, desligados emocionalmente e poucos assertivos.
Tipo 6 – “Questionador” ou “Precavido”
Leais, organizados, cooperantes e responsáveis. Em determinadas alturas, manifestam comportamentos duvidosos, procurando evitar o risco e ver os cenários negativos.
Tipo 7 – “Sonhador”
São bem‐humorados, divertidos, criativos, optimistas e espontâneos. Por vezes demonstram comportamentos de fuga à dor, dispersão e rebeldia e mostrando pouca sensibilidade aos valores dos outros.
Tipo 8 – “Confrontador”
São assertivos, objetivos e desafiadores. Por vezes, demonstram comportamentos insensíveis, autoritários, agressivos/confrontadores, apegados à força e ao poder.
Tipo 9 – “Pacificador”
São afáveis, compreensivos, carismáticos, flexíveis, mediadores e pacientes. Podem demonstrar também apatia, indecisão, teimosia e procrastinação. Por vezes, evitam o conflito.
A aplicação do Eneagrama nas organizações permite mapear as potencialidades de cada colaborador transformando-as em estímulo para que os profissionais possam trabalhar o seu talento e crescer, compreendendo de maneira profunda a sua estrutura emocional e o modelo mental, facilitando e clarificando os pontos a serem desenvolvidos ou potencializados.
Como ferramenta na Gestão de Recursos Humanos facilita processos como o desenvolvimento de talentos individuais, relacionamentos, comunicação interpessoal, feedback, gestão de conflitos e contribui para o alinhamento entre equipas e líderes, explorando o potencial de forma consciente, aumentando a eficiência nos processos organizacionais e facilitando o planeamento estratégico e a gestão por competências.
Consegue identificar o seu perfil?
Manuela Magno
Life & Business Coach | Eneacoach
Formadora | Consultora
Certified Professor in Enneagram & Eneacoaching
Deixe uma Resposta