Eneagrama da Personalidade como ferramenta na Gestão de RH

Actualmente e cada vez com maior frequência se ouve falar e se lê acerca do Eneagrama, nomeadamente do Eneagrama da Personalidade.

Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, o eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que pode ser utilizada na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo, uma vez que, na sua lógica, o fim é sempre o início de um novo ciclo.

É uma ferramenta poderosa de auto-conhecimento e desenvolvimento humano e a sua metodologia define com precisão nove perfis comportamentais, as suas características, emoções, motivações e tendências mais comuns.

Tipo 1 – “Perfeccionista”

São determinados, disciplinados, organizados e responsáveis. Por vezes demonstram comportamentos exageradamente exigentes, inflexíveis, intolerantes e focados no erro.

Tipo 2 –“ Prestativo”

São empáticos, voluntariosos, atenciosos, hábeis nas relações e voltados para os sentimentos alheios. Por vezes, demonstram comportamentos inconsequentes, ingénuos, teimosos, intempestivos ou demasiado afáveis.

Tipo 3 – “Bem Sucedido”

São dedicados, eficientes, objetivos, negociadores, confiantes e orientados para os resultados. Por vezes demonstram comportamentos calculistas, manipuladores e exageradamente competitivos.

Tipo 4 – “Romântico”

São sensíveis, criativos, atentos ao pormenor, exigentes, expressivos e originais. Por vezes podem manifestar comportamentos instáveis, de grande insatisfação e ser pouco objetivos e críticos mordazes.

Tipo 5 – “Observador”

São lógicos, planeadores, ponderados e objectivos. Por vezes, podem demonstrar comportamentos apáticos, calculistas, excessivamente analíticos, desligados emocionalmente e poucos assertivos.

Tipo 6 – “Questionador” ou “Precavido”

Leais, organizados, cooperantes e responsáveis. Em determinadas alturas, manifestam comportamentos duvidosos, procurando evitar o risco e ver os cenários negativos.

Tipo 7 – “Sonhador”

São bem‐humorados, divertidos, criativos, optimistas e espontâneos. Por vezes demonstram comportamentos de fuga à dor, dispersão e rebeldia e mostrando pouca sensibilidade aos valores dos outros.

Tipo 8 – “Confrontador”

São assertivos, objetivos e desafiadores. Por vezes, demonstram comportamentos insensíveis, autoritários, agressivos/confrontadores, apegados à força e ao poder.

Tipo 9 – “Pacificador”

São afáveis, compreensivos, carismáticos, flexíveis, mediadores e pacientes. Podem demonstrar também apatia, indecisão, teimosia e procrastinação. Por vezes, evitam o conflito.

A aplicação do Eneagrama nas organizações permite mapear as potencialidades de cada colaborador transformando-as em estímulo para que os profissionais possam trabalhar o seu talento e crescer, compreendendo de maneira profunda a sua estrutura emocional e o modelo mental, facilitando e clarificando os pontos a serem desenvolvidos ou potencializados.

Como ferramenta na Gestão de Recursos Humanos facilita processos como o desenvolvimento de talentos individuais, relacionamentos, comunicação interpessoal, feedback, gestão de conflitos e contribui para o alinhamento entre equipas e líderes, explorando o potencial de forma consciente, aumentando a eficiência nos processos organizacionais e facilitando o planeamento estratégico e a gestão por competências.

Consegue identificar o seu perfil?

Manuela Magno

Manuela Magno

Life & Business Coach | Eneacoach

Formadora | Consultora

Certified Professor in Enneagram & Eneacoaching

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: