Comunicação como ferramenta estratégica – das organizações em geral e dos Recursos Humanos em particular

Quantas vezes, somos alertados sobre organizações que face às diversas situações em que se encontram, começam a apresentar a realidade “temerosa” da falta de comunicação.

É importante destacar que apenas falar com os colaboradores não é exercer comunicação interna, visto que as relações de trabalho, integração, respeito e compromisso acontecem quando existem acções efectivas que sejam capazes de transformar processos pré-estabelecidos em gestão estratégica.

De uma forma geral, em todas as organizações se coloca a questão que mais se ouve nos recursos humanos “aqui existe um sério problema de comunicação”. Parece que o problema da comunicação não está nos recursos humanos mas com os responsáveis pelas outras áreas, com a direcção ou com a gestão de topo.

Os recursos humanos estão preocupados com o espaço, os processos, as ferramentas, o cuidar das pessoas, e esquecem-se que a sua responsabilidade é cuidar da organização através das pessoas. Os recursos humanos são, antes de mais, responsáveis pelo resultado da empresa.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare“, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”. Através da comunicação, os seres humanos partilham diferentes informações entre si,  tornando o ato de comunicar uma actividade essencial.

A comunicação, assim como na vida pessoal, é um factor preponderante numa organização. O relacionamento entre as áreas precisa ser saudável e produtivo e, por consequência, entre as pessoas também. O entendimento é feito através de uma comunicação saudável e eficaz. O resultado é colectivo e não individual. Assim como a própria palavra diz, comunicação significa acção comum; então é de todos e para todos. A comunicação tem que gerar efectividade, tem que  atingir o resultado esperado.

Os profissionais preocupam-se muito com a comunicabilidade e não com a comunicação. Comunicabilidade é ter certeza que o recado foi dado. Comunicação é assegurar-se da compreensão da mensagem. São duas coisas muito diferentes.

É fundamental para os recursos humanos fazer-se uma reflexão sobre a sua responsabilidade na comunicação dentro da empresa.

Os recursos humanos têm o papel de transformar, de fazer a geração de novas atitudes que tragam resultado, que contribuam para o progresso da organização, com profissionalismo, respeito, ética, de cuidar da comunicação entre as áreas, de trabalhar os interfaces e de desenvolver ferramentas e metodologias que contribuam para melhoria do resultado e do clima organizacional.

E a própria comunicação nos recursos humanos? A linguagem dos recursos humanos, é suficientemente clara, de forma que todos entendam?

Elaborar boas estratégias de comunicação nas organizações faz com que os colaboradores tenham uma nova perspectiva da empresa na qual trabalham e não considerem conceitos externos. Dessa forma, eles tornam-se verdadeiros representantes da empresa em que trabalham.

A comunicação nas organizações é uma ferramenta de gestão estratégica nos mais variados níveis hierárquicos para atingir o sucesso da organização. Nessa perspectiva, a sua prática não é responsabilidade de um departamento específico, mas sim de todos que os compõem a empresa, desde gestores a subordinados. Somente dessa forma, pode-se evitar ruídos e conflitos que atrapalhem o bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

A comunicação é um factor decisivo na aplicação de novas estratégias, reestruturações internas, e principalmente no que diz respeito ao equilíbrio entre interesses da organização versus interesses dos colaboradores. A partir do momento que a comunicação começa a integrar departamentos diferenciados, desenvolve possibilidades expressivas que enriquecem a cultura organizacional, à medida que o ambiente interno começa a gerar resultados no ambiente externo.

No mercado actual, oferecer produtos e serviços com qualidade é uma obrigação das organizações. O seu diferencial está em valorizar o capital humano por meio de uma comunicação desenvolvida para os colaboradores. Assim, compreender a importância de praticar esse processo constitui um desafio para as empresas!

De que forma comunicam os seus recursos humanos? E você como comunica?

^9D9677CE1353011253F9DFEEDAEE9893563CA548448B1C3163^pimgpsh_fullsize_distr

Formadora | Consultora

Strategic Coach | Certified Professor Enneagram

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: