Como se formam os líderes na sua empresa?

Liderar. Uma tarefa difícil e essencial para criar um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo. Há quem diga que existe uma fórmula de sucesso para o cargo de liderança perfeito, mas isso é um mito. Até porque, cada organização tem as suas regras, desafios, objetivos e particularidades.

Mas de uma coisa temos a certeza, a figura do líder mudou. Aquele líder autoritário e inacessível já não faz sentido. Quem ainda insiste em manter esta postura, vê-se sozinho num barco sem direção nem tripulantes.

O Líder é estratégico para as organizações

As empresas têm ampliado, cada vez mais, a sua visão de atuação estratégica e com isso passaram a perceber a importância de ter um líder inspirador e motivador na equipa.

Um bom gestor/líder deve influenciar a sua equipa de forma positiva, transmitindo confiança e servindo como referência para o crescimento de carreira. Este atua como se fosse um coach, trazendo as melhores práticas do mercado para a sua equipa, praticando mentoring e percebendo o melhor de cada um!

Mas como liderar uma equipa?

Estar à frente de tantas metas e mentes é bastante complexo, por isso, para liderar pessoas não basta ter poder de autoridade ou simplesmente escutar, é preciso melhorar o desempenho da equipa através de melhorias práticas. Ser um bom líder é compreender que estar próximo da equipa e estar atento às necessidades das pessoas pode impulsioná-las a darem o seu melhor de forma espontânea bem como a entenderem a sua importância para a empresa e com isso trazer grandes resultados num curto espaço de tempo.

Mas para que isso aconteça, o líder precisa de entrar em ação com feedbacks verdadeiros, ouvir com atenção e saber direcionar a sua equipa pelo melhor caminho.

A importância de formar um líder

Um cargo de gestão não é sinónimo de comodismo! O gestor que não sabe fazer uma autocrítica e não procura aprender cada vez mais, está a caminhar para o lado oposto do sucesso.

Atualmente, a formação dentro das organizações já é uma realidade e contribui para o desenvolvimento do colaborador para que as suas atividades sejam executadas com excelência. Estratégias de ensino baseadas na tecnologia de e-learning (100% à distância) têm sido uma das opções de aprendizagem mais eficazes dentro das empresas. Através de uma plataforma e-learning é possível simular uma verdadeira sala de aula, através de diversos recursos e funcionalidades que tornam essa modalidade de educação cada vez mais exclusiva e eficiente.

Além disso, o e-learning oferece vantagens como:

  • Flexibilidade de tempo e espaço;
  • Ritmo de aprendizagem definido pelo próprio aluno;
  • Redução do tempo necessário para a aprendizagem;
  • Capacitação de um grande número de pessoas ao mesmo tempo;
  • Facilidade de atualização dos conteúdos;
  • Foco no aluno e nas suas necessidades de aprendizagem;
  • Possibilidade de personalização de conteúdos;
  • Custo reduzido em relação ao ensino presencial;
  • Possibilidade de acompanhamento do rendimento de alunos através de relatórios EAD.

 

ferla_0

 

 

 

 

 

Luís Ferla

CEO do DOT Digital Group

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: