As novas tecnologias mudaram o comportamento das pessoas. E quando as pessoas mudam, tudo muda!
Hoje podemos identificar 3 tendências que estão a moldar o futuro da formação:
- Diversidade no tempo e no espaço.
Os alunos terão mais oportunidades de aprender em diferentes momentos e lugares. As ferramentas de e-learning permitem-nos inverter a lógica da aprendizagem em sala, ou seja, a parte teórica será aprendida fora da sala, enquanto a parte prática deve ser ensinada presencialmente de forma interativa.
- Aprendizagem personalizada.
Os formandos aprenderão ao seu próprio ritmo. As pessoas com mais à vontade na matéria serão desafiadas com tarefas e perguntas mais difíceis, enquanto as que tiverem mais dificuldades no tema terão a oportunidade de praticar mais até atingirem o nível exigido.
- Liberdade de escolha.
A lógica de blended learning, salas de aula invertidas e bring your own device serão fulcrais no futuro da educação. Embora cada formação vise o mesmo destino, a estrada que nos leva a esse destino pode variar de pessoa para pessoa. Cada aluno poderá ajustar o seu processo de aprendizagem, utilizando diferentes dispositivos, programas e técnicas de acordo com as suas preferências.
Estes 3 aspetos levam a uma mudança de paradigma na educação, o processo de aprendizagem passa a estar no centro e a interação entre formador e formando ganha uma dinâmica completamente nova, de facto não se trata apenas de uma evolução mas sim de uma revolução!
Ana Gandrita
Vantagem+
Directora de Marketing e Comunicação Institucional
Assessora da Direcção Geral
Deixe uma Resposta