Inovar ou ser disruptivo?

Quando pensamos em inovar, pensamos em criar algo nunca antes visto, mas na verdade a inovação é muito mais do que isso!

A transformação digital entrou de rompante nas nossas vidas, conceitos como Inteligência Artificial, Robótica, Big Data, Analytics, Algoritmos, IoT, entre muitos outros, já fazem parte do nosso dia-a-dia.

Por isso, a questão já não é “Inovar ou não inovar?”, hoje muitos líderes empresariais debatem-se sobre se devem procurar inovar ou ser disruptivos.

No contexto actual, a gestão da inovação é um requisito essencial para o sucesso e competitividade das organizações.

Mas criar algo completamente novo acarreta um elevado grau de risco e requer muitos recursos financeiros, humanos e tecnológicos, diria mesmo que ser disruptivo não está ao alcance de todos.

De facto para a grande maioria das organizações o desafio não reside na inovação radical e disruptiva, mas sim na inovação incremental!

A Inovação incremental está intrinsecamente ligada à filosofia de melhoria contínua, focando-se na melhoria de processos e do produto/serviço.

Quando, continuamente, uma organização procura tornar cada processo mais eficiente, melhorar as características de um produto ou até complementar um determinado serviço, esta ganha vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

A capacidade de criar, re-criar e co-criar exige que se estimule a criatividade, dote as pessoas das competências necessárias e crie espaço nas organizações para que se possa experimentar fazer diferente ou até criar algo novo.

Enquanto ser disruptivo é uma opção, inovar é fundamental para que as empresas se desenvolvam e cresçam de uma forma sustentável!

 

“Creativity is the crucial variable in the process of turning knowledge into value.”

John Kao

foto autor

 

 

 

 

 

Ana Gandrita

Assessora da Direcção Geral

Directora do Dep. de Marketing e Comunicação Institucional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: