Quando se trabalha o Team Coaching o formato é idêntico ao do Coaching individual, apenas os objetivos e metas traçadas a trabalhar são pensados, escolhidos e aceites por um grupo de pessoas.
O que antes era uma meta individual passa a ser da equipa, o que antes era uma dificuldade individual passa a ser da equipa, o que antes era o erro individual passa a ser da equipa, o que antes era o sucesso individual passa a ser da equipa.
Os benefícios associados são vários. Um deles é o compromisso, quando fazemos parte de uma decisão e a aceitamos como nossa, principalmente na presença de outros, por uma questão de coerência fica muito difícil a deixarmos cair. Outra vantagem é estarem todos alinhados em prol de um objetivo comum o que reforça o espirito de interajuda e o espírito de equipa.
As situações, que por vezes acontecem, de haver elementos da equipa distantes ou mais individualistas tende a diminuir, e com isto, cria-se um clima de maior confiança e solidez no grupo.
A proatividade na interajuda aos colegas com maiores desafios é feita de forma mais eficaz e eficiente pelos elementos da equipa minimizando por um lado o custo do erro que possa estar a acontecer e por outro ajuda o outro a crescer em ambiente real.
Para que não existam derrapagens é muito importante que o líder da equipa procure ter periodicamente reuniões para avaliar as metas aceites e propostas por todos e em caso de haver necessidade de ajustes todos possam participar e dar o seu contributo.
O Team Coaching tem maiores resultados numa equipa homogénea e de idêntico estágio de performance. Quando na equipa existem pessoas com grandes diferenças no saber é necessário um cuidado maior nas propostas dos objetivos, assim como haver o compromisso dos melhores na equipa de atuarem em formato “mentoring” com os colegas que ainda não atingiram a sua performance.
“Um por todos e todos por um” é, por inerência, um excelente slogan no trabalho que possa ser realizado através da metodologia Team Coaching.
Filipe Jerónimo
Coach & Trainer
Deixe uma Resposta